CNEMA QUALIFICA CEPALL FNAP

Mel de Barroso DOP é o Mel do Ano na 11ª Edição do Concurso Nacional de Mel



O Mel do Barroso DOP na Classe de Urze, produzido por CAPOLIB – Cooperativa Agrícola de Boticas, foi considerado o Mel do Ano na 11ª Edição do Concurso Nacional de Mel que decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 5 e 6 de março. 

Esta iniciativa conjunta da FNAP e da Feira Nacional da Agricultura, fica também marcada pela situação de isolamento social em que se encontra o Portugal e o Mundo. 

Participaram 42 produtores nacionais, individuais ou coletivos que confiaram à prova cega do júri 73 méis de 8 classes de origem floral. 

Estes números evidenciam a importância crescente que o certame adquiriu ao longo das suas onze edições no qual se valoriza e demonstra o reconhecimento pelas boas práticas na produção de méis de elevada notoriedade sensorial. 

O Concurso Nacional de Mel aposta em dar notoriedade aos méis de excelência que se produzem em território nacional, independentemente da sua dimensão comercial.

 A representatividade dos méis monoflorais tipificados em Portugal embora ainda esteja aquém do desejado com baixa participação de méis tão únicos como o Mel de Incenso dos Açores, Mel de Medronheiro e Mel de Laranjeira do Algarve ou o Mel de Soagem do Alentejo, cresce em origem geográfica dos méis mais comuns. 

Cumpre-nos louvar a participação de todos os Produtores e Empresários no 11º Concurso Nacional de Mel (CNM2020), cujos resultados tornamos públicos.

Felicitamos a todos os participantes pela qualidade dos méis submetidos à prova cega. 

A todos os  produtores cujo mel não foi galardoado nesta edição agradecemos mais uma vez a participação, e desafiamos a integrar o Concurso Nacional de Mel 2021 onde continuaremos a apostar no rigor e imparcialidade para valorizar os melhores méis nacionais. 

A ORGANIZAÇÃO 

FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícola 

Nota: Texto de www.fnap.pt

Consulte a Lista de Premiados em http://concursosnacionais.pt/mel-de-barroso-dop-e-o-mel-do-ano-na-11a-edicao-do-concurso-nacional-de-mel/